Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

É possível um mamífero botar ovo?

Será? Vamos conhecer os monotremados!
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Todo mundo sabe que mamíferos são conhecidos por não botar ovos. Como toda regra tem uma exceção, trazemos aqui um exemplo curioso: a ordem dos monotremados.

Os ornitorrincos e as equidnas são considerados como os mamíferos mais primitivos. São animais ovíparos, com bico e patas semelhantes às do pato e vivem na Austrália e na Nova Zelândia. A fêmea bota de 2 a 3 ovos por vez, choca-os por 10 dias e depois amamenta os filhotes. Assim como todos os mamíferos, elas possuem glândulas mamárias, mas o interessante é que não têm mamilos. O leite é ejetado através da pele (região do abdome), e assim seus filhotes não sugam o líquido, mas lambem a região do abdome. 

Durante um século após sua descoberta, os cientistas quebraram a cabeça pensando em um modo de classificá-lo como um mamífero numa ordem especial, a dos Monotremados.

 

                                                             



Vamos conhecer outras características

Os ornitorrincos podem viver até 15 anos, Os machos atingem 40cm de comprimento, além de 13 cm de cauda. Possuem quatro patas, um bico e dentes, as patas dianteiras são como asas e as traseiras têm esporões venenosos, armados com glândulas de veneno.

Para se defender, o ornitorrinco enfia o esporão no inimigo, o veneno sai e a ferida pode ser bastante séria. Em todo caso, ornitorrinco é um bicho manso, inimigo de brigas. Suas patas palmadas fazem dele um bom nadador, capaz de ficar debaixo da água por cinco minutos,e é de lá que tira os alimentos:girinos, crustáceos, vermes e pequenos peixes.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.