Questão do Dia
Disciplina: Português
Data: 29/12/2025
(PUC - SP)
O trecho abaixo foi extraído da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.
BOTAFOGO ETC.
“Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam os verdes montes interiores. No outro lado azul da baía a Serra dos Órgãos serrava. Barcos. E o passado voltava na brisa de baforadas gostosas. Rolah ia vinha derrapava em túneis.
Copacabana era um veludo arrepiado na luminosa noite varada pelas frestas da cidade.”
Didaticamente, costuma-se dizer que, em relação à sua organização, os textos podem ser compostos de descrição, narração e dissertação; no entanto, é difícil encontrar um trecho que seja só descritivo, apenas narrativo, somente dissertativo. Levando-se em conta tal afirmação, selecione uma das alternativas abaixo para classificar o texto de Oswald de Andrade:
A) Narrativo-descritivo, com predominância do descritivo.
B) Dissertativo-descritivo, com predominância do dissertativo.
C) Descritivo-narrativo, com predominância do narrativo.
D) Descritivo-dissertativo, com predominância do dissertativo.
E) Narrativo-dissertativo, com predominância do narrativo.
Resposta: A
a) Alternativa correta. No trecho narrativo-descritivo presente na questão, há a predominância do tipo textual descritivo. Observe alguns exemplos: “pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol" (descrição do espaço); "Losangos tênues de ouro (descrição) bandeiranacionalizavam os verdes montes (descrição) interiores"; "No outro lado azul (descrição) da baía a Serra dos Órgãos serrava"; "Copacabana era um veludo arrepiado (descrição) luminosa noite varada pelas frestas da cidade”.
b) Alternativa incorreta. Não há elementos que configuram a defesa da tese e dos argumentos. Não há também a estruturação do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão/desfecho das ideias).
c) Alternativa incorreta. Não há predominância do texto narrativo, apesar de apresentar os resquícios da narração (tempo, espaço e desenrolar dos acontecimentos).
d) Alternativa incorreta. Não há elementos que configuram a defesa da tese e dos argumentos. Não há também a estruturação do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão/desfecho das ideias).
e) Alternativa incorreta. Não há predominância do texto narrativo, apesar de apresentar os resquícios da narração (tempo, espaço e desenrolar dos acontecimentos).